História: 44 anos em prol de Itaquera

A Câmara dos Dirigentes Lojistas ou CDL é uma associação de lojistas, sem fins lucrativos, criada no Brasil para defender e prover serviços aos seus representantes de classe, sendo um dos principais serviços oferecidos o Serviço de Proteção ao Crédito.
A primeira CDL foi fundada em 1955. Cada Estado possui uma representação local, geralmente com reconhecimento como utilidade pública através de Lei Municipal nº 3.248, de 28 de julho de 1966. Em 21 de outubro de 1960, foi criada uma representação nacional chamada Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas ou CNDL.
E como representação Estadual, conta com o apoio e empenho da Federação das Câmaras Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo ou FCDLESP.

EM ITAQUERA
Há 44 anos, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Itaquera iniciava seus trabalhos. Hoje a Entidade se orgulha pelas quatro décadas de lutas e conquistas em prol do desenvolvimento do bairro.
O ano de 1975 foi um tempo de grandes transformações no Brasil, do ponto de vista político, econômico e social. Os bairros da capital paulista começaram a se organizar através de Entidades que defendiam áreas de interesse coletivo, como transporte, moradia, saneamento básico e saúde.
Em Itaquera não foi diferente. Em 1973, a região ganhou liberdade política por inaugurar sua administração regional, também responsável, na época, pelos bairros de São Miguel Paulista, Guaianases e São Mateus, desmembrados em seguida. Em 7 de setembro de 1975, nasceu o Clube dos Lojistas de Itaquera. A Entidade, atual CDL Itaquera, nasceu com propostas de atuação e representatividade abrangentes e hoje é um dos organismos que não só acompanhou, como contribuiu ativamente com o desenvolvimento do distrito. Itaquera continua crescendo. O setor comercial acompanhava esse ritmo, ao mesmo tempo em que identificou a necessidade de se criar uma Entidade que proporcionasse mais autonomia para a articulação de ações específicas e protocoladas, capaz de prestar bons serviços aos associados e clientes. A partir dessa necessidade efetivou-se a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Itaquera, que foi imediatamente filiada à Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo e à Confederação Nacional dos Clubes de Diretores Lojistas.